Curiosidades


CURIOSIDADES

Curiosidades sobre jóias, pedras, gemas e bijus
Sobre as Pérolas

As pérolas são porosas, por isso fica muito vulnerável à poeira, restos de maquiagem, perfumes e outros elementos. Sua conservação e brilho natural necessitam de cuidados especiaias, tais como: limpeza após o uso com uma flanela bem macia; ser guardada, preferêncialmente em uma caixa forrada de tecido, couro ou seda; se tiver mais voltas (um colar, por exemplo), pode ser embrulhado em papel de seda ou celofane, evitando que as pérolas fiquem se roçando e sejam riscadas. O mar, ao contrário do que dizem – é extremamente nocivo às pérolas. A pele, com sua oleosidade natural é excelente para as pérolas, deixando-as mais brilhantes e vistosas, o maniseio durante o uso somente as beneficia.Sugere-se trocar o fio de seda que compõe uma peça a cada dois anos, poisele estica com o tempo.
 
Sobre os diamantes ou brilhantes

A pedra é diamante – a lapidação com seus cortes é que chamamos de brilhante – muitas gemas podem ter oa lapidação brilhante, mesmo sem ser diamante.
A exploração das minas de diamante começou na Índia, entre os anos 800 e 600 A.C. A palavra diamante, do grego “adamas”, significa invencível e “diaphanes”, que significa transparente.
A lapidação de uma gema representa o seu aperfeiçoamento. O corte é tão importante que é capaz de valorizar uma gema de segunda linha ou depreciar uma de primeira categoria. Nas mãos de um lapidário pouco habilidoso, a melhor gema do mundo pode perder todo seu potencial.Já uma pedra inferior, quando lapidada por mãos preciosas, torna-se quase uma jóia.
A lapidação do diamante evoluiu até atingir, por volta de 1910, a perfeição da lapidação brilhante, que recebe este nome justamente por oferecer o melhor efeito de brilho possível para um diamante. Portanto, brilhante é o nome de um determinado tipo de lapidação, sempre redonda, com 57 ou 58 facetas. Outros nomes usados para a lapidação do brilhante são: lapidação Amsterdã, lapidação completa, full cut ou abrilhantada.

Para cuidar de um brilhante – banhe com gim e seque-os bem, ou então faça uma mistura de amônia com água fervente.Coloque os brilhantes ou diamantes em um coador ou saquinho de tecido bem fino e mergulhe dentro dessa mistura fervente.Deixe a água esfriar e enxágüe-os. Deixe-os, depois, de molho em uma vasilha com álcool metílico, durante 10 minutos. Retire, enxugue e dê lustro com uma flanela.
 
Existem diamantes coloridos. esses diamantes especiais são chamados de “Fancy color diamonds” e dependendo de sua raridade de ocorrência atingem preços exorbitantes, como o caso descrito acima. Eles aparecem em todas as cores do arco-íris podendo ser: Azul, vermelho, amarelo, marrom, verde, rosa etc.
O mais incrível é que até há uns 15 anos atrás ninguém se importava com essas cores diferentes a menos que fossem de um tamanho maior. Essas gemas se mantinham como coleção especial de alguns privilegiados.
Um lapidário belga acumulou cerca de 134 diamantes coloridos escolhidos pesando por volta de 100 quilates durante um período de 30 anos. Resolveu um dia vender essa coleção acumulando mais US$ 3.000.000,00 para sua aposentadoria, coisa que ele nunca havia imaginado durante sua carreira profissional.
Hoje, diamantes coloridos são as vedetes das joalherias e dos leilões, são como obras de arte de pintores impressionistas e Fabergé Eggs.

Sobre a aliança de casamento ser usada no terceiro dedo da mão direita

Iniciou, pois acreditava-se que a “veia do amor” (vena amoris) corria desse dedo direto para o coração. Embora muito romântico, a medicina não apóia essa visão.
Na prática, o terceiro dedo torna-se mais conveniente por uma questão de proteção para a aliança mesmo, por que o primeiro e segundo dedos são ativos demais. A mão esquerda foi escolhida ao invés da direita devido a ser também menos ativa que a direita tornando-se mais seguro.

Sobre as medidas para os anéis

Dê uma volta no seu dedo com um barbante, linha ou algum tipo de fio flexível;
Marque no fio a medida exata da circunferência de seu dedo;
Estenda o fio sobre uma régua e leia o comprimento marcado no fio;
Veja tabela abaixo para saber o número equivalente ao seu dedo
Exemplo:
Você mediu 5,70 cm = número do aro: 17
Veja a sua medida
5,00 cm equivale ao número = 10
5,20 cm equivale ao número = 12
5,40 cm equivale ao número = 14
5,60 cm equivale ao número = 16
5,80 cm equivale ao número = 18
6,00 cm equivale ao número = 20
6,20 cm equivale ao número = 22
6,40 cm equivale ao número = 24
6,60 cm equivale ao número = 26
6,80 cm equivale ao número = 28
7,00 cm equivale ao número = 30
7,20 cm equivale ao número = 32
7,40 cm equivale ao número = 34
7,60 cm equivale ao número = 36
7,80 cm equivale ao número = 38
8,00 cm equivale ao número = 40